Atualmente Israel possui em torno de 8.5 milhões de habitantes. É um país de imigrantes, que formam um mosaico de pessoas com diversas etnias, estilos de vida, religiões, culturas e tradições. Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%.
A característica mais notável de sua população é a alta diversidade. Os Judeus estão divididos entre religiosos e laicos. Da mesma forma, os Árabes dividem-se em Muçulmanos, Cristãos e Druzos. Ao lado destes grupos, Israel possui pequenos grupos étnicos religiosos, como os Circassianos e os Samaritanos, e pequenas comunidades Cristãs da Europa como os da Comunidade Alemã Beit El em Zikhron Ya´akov.
Outra característica da população Israelense é sua alta taxa de crescimento, que é atípica em países desenvolvidos. Desde a fundação do Estado, a população aumentou quase dez vezes, principalmente devido à imigração de Judeus de todas as partes do mundo. A população de Israel é jovem (média etária é 28 anos), sua mortalidade infantil é baixa (5,8 mortes a cada 1.000 nascimentos), e a expectativa de vida é alta (78,7 anos).