Mar azul, coqueiros a perder de vista e piscinas naturais que chamam a atenção pela beleza e pela sensação que propicia para quem nelas mergulham. Inesquecível. Assim é Alagoas. Prepare-se para ver uma paisagem que mais parece uma pintura, com direito a jangadas, bancos de areia e arrecifes, além do Rio São Francisco, o conhecido “Velho Chico”. Tudo que retrata a paisagem tipicamente brasileira e convidativa. Leia mais
Os coqueiros integram a paisagem de todo o litoral de Alagoas. Servem de cenário para as piscinas naturais da praia da Pajuçara, em Maceió, capital do estado e rodeiam as águas mornas das praias do Francês, de Maragogi, do Gunga e de Paripueira. É na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, que acontece o encontro das águas das lagoas Manguaba e Mundaú. Na Barra de São Miguel, a praia do Gunga se une à Lagoa do Roteiro, o que resulta em uma vista surpreendente. Maceió também abriga construções de grande importância arquitetônica, que fazem da visita à cidade um verdadeiro passeio histórico.
No litoral Sul de Alagoas, não deixe de visitar as praias Pilar, Jequiá da Praia, Coruripe e Feliz Deserto, que encantam por suas belezas naturais. Alagoas reserva paisagens exuberantes, de praias às lagoas do Rio São Francisco, quando os cânions roubam a cena. As cidades são verdadeiros museus a céu aberto, que convidam a um passeio para conhecer uma arquitetura que guarda muito da história do Brasil.
No norte de Alagoas, oito cidades da região integram a Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo. Paripueira tem a maior concentração de piscinas naturais do Brasil, enquanto Maragogi, o segundo destino mais procurado do estado, também abriga praias paradisíacas. São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, Japaratinga e Porto Calvo são os outros municípios que compõem a região e valem a visita.
Passo de Camaragibe é a cidade natal de Aurélio Buarque de Holanda. Recortada por recifes, corais, rios, lagoas e manguezais, a cidade tem um cenário rústico em uma das mais belas paisagens naturais do Estado e guarda a Praia de Camaragibe, que reúne o perfeito encontro do mar, rios e coqueirais.
Outra atração de Alagoas é o Rio São Francisco, o Velho Chico. São 240 quilômetros de extensão dentro do território de Alagoas. Partindo do município de Piranhas, o passeio de barco ao Cânion do Xingó é um dos mais procurados na região da divisa com Sergipe. Às margens do rio, visite também as cidades de Penedo, repleta de construções centenárias preservadas, e Pão de Açúcar, com seu belo acervo arquitetônico e sítios arqueológicos.
Em Penedo, o primeiro povoado de Alagoas, fundado no século 16, não deixe de fazer o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu. Conheça o Convento de São Francisco e as Igrejas de Santa Maria dos Anjos (1759) e Nossa Senhora da Corrente (1765), com azulejos portugueses policromados; além do Teatro Sete de Setembro e o Museu do Paço Imperial.
Se a ideia é conhecer um povoado ainda pouco explorado pelo turismo, visite Coruripe, no extremo sul de Alagoas. Localizada a cem quilômetros da capital, a rústica vila preserva a paz e a tranquilidade em uma natureza ainda pouco tocada pelo homem.
Melhor época para visitar: Entre maio e junho costuma chover bastante. Melhor evitar essa época do ano. Durante o verão, as temperaturas costumam ultrapassar os 30°C.