Não. Não é uma viagem no tempo. Embora possa parecer. Visitar Havana, a capital de Cuba, é render-se ao passado com uma surpreendente preocupação com a preservação. Com seus carros antigos circulando pelas ruas e uma arquitetura colonial imponente, a maior cidade do país abriga uma das tradições históricas e culturais mais ricas do mundo. E exatamente por isso teve um dos seus bairros classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Leia MaisO bairro de Vieja Habana (Velha Havana) ostenta quase mil monumentos históricos, alguns restaurados, outros nem tanto, mas o conjunto arquitetônico do bairro remete ao passado mais remoto. A Praça Velha, por exemplo, tem sua construção originada em 1559 e abriga prédios dos séculos XVII a XIX.
No mesmo bairro, é possível conhecer a Praça da Catedral, com a Catedral de San Cristóbal, construída em estrutura de pedra em estilo barroco, que se destaca pelas torres assimétricas. O prédio foi construído por jesuítas no século XVIII. A Velha Havana é uma das regiões mais visitadas pelos turistas, mas Cuba não oferece apenas história e arquitetura monumental. Sim, há ainda os museus e livrarias para visitar, como o Museo Nacional de Bellas Artes e passeios boêmios que fazem referência a dois ilustres escritores que escolheram a cidade para morar: Ernest Hemingway e Federico Garcia Lorca.
Locais como o Capitólio a construção mais imponente de Havana, são passeios obrigatórios, assim como uma caminhada pelas charmosas avenidas da cidade. A antiga Avenida de Maceo, hoje conhecida como Malecón, corta a beira-mar e abriga um extenso calçadão. Passear por essa avenida é conhecer a cultura de Cuba, no passado e no presente.
Mas prepare-se também para conhecer praias de tirar o fôlego. A linha costeira de Havana se estende por mais de 15 km. São praias para aproveitar a paisagem e também fazer mergulhos incríveis. Não deixe de visitar o Parque Lenin, com sua extensa área verde. Cuba é um passeio completo, que oferece opções para todos os gostos. Agende já sua viagem com um dos consultores da Klas Viagens.
Dica: Ver o sol nascer e se pôr em Cuba é uma boa pedida. No final do dia, o Parque Histórico Militar Morro-Cabanã dispara um tiro de canhão para marcar a chegada do anoitecer.
Melhor época para visitar: A alta temporada vai de novembro a março, quando o tempo é mais seco. Julho e agosto também são considerados meses de alta temporada por conta das férias.
Você pode escolher se quer agitação ou muito sossego em Varadero. A estância balneária de Cuba pertence ao município de Cárdenas, província de Matanza, e oferece encantos naturais de tirar o fôlego, com cerca de 20 km de areia branquíssima e águas transparentes que se transformam em um verdadeiro paraíso, com grutas, lagoas e enseadas. O principal destino turístico de Cuba fica pertinho da capital: apenas 145 Km de Havana.
Leia MaisVaradero é um dos destinos mais procurados de Cuba. Um paraíso natural que reúne diversos resorts, parques e hotéis para todos os gostos e bolsos. Quem gosta de esportes marítimos vai encontrar o destino perfeito. A prática de mergulho é muito comum no mar cubano, além da pesca e navegação.
Nas proximidades, visite as cidadesde Cárdenas, Matanzas, Balneario de San Miguel de los Baños e a Península de Zapata, que combinam muito bem natureza e história. Um destino imperdível para quem está na região é o Grande Parque Nacional Península de Zapata, com a Lagoa do Tesouro, as praias Larga e Giron, Caleta Buena. A reserva natural de Punta Hicacos abriga muitas espécies selvagens e a gruta do Ambrósio, com pinturas rupestres pré-colombiana, são um prato cheio para quem quer combinar história e natureza exuberante.
Na hora da fome, conheça a Mansão Xanadu, um palacete construído em 1930 e que hoje abriga o Las Américas, um dos restaurantes mais famosos da região. O Centro Residencial de Varadero abriga o Parque Jojone, que ostenta um enorme jardim tropical e várias opções de restaurantes.
Se você prefere sossego, visite Cayo Blanco, uma ilha deserta ao largo de Varadero, que conta apenas com um restaurante e uma bar. Para chegar ao local, apenas em excursões privadas.
Dica: Não hesite em aproveitar a beleza das praias até tarde da noite. Famílias inteiras e grupos de amigos têm o costume de ficar até altas horas à beira mar. O clima agradável e a segurança favorecem a prática.