O maior estado brasileiro é também o coração da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Promove uma mistura de áreas florestais intactas com ofertas de turismo que não param de crescer. A capital, Manaus, é conhecida como Paris dos Trópicos e mescla uma arquitetura riquíssima, como no Teatro Amazonas, com uma ótima infraestrutura para receber turistas que querem conhecer as maravilhas dessa exótica região. Leia mais
Manaus abriga o famoso Teatro do Amazonas, mas quem visita a cidade não pode deixar de conhecer balneários como a Ponta Negra e a Praia da Lua, cenários impressionantes e muito peculiares de um estado que transborda magia e natureza exuberante. O Encontro das Águas, resultado da confluência entre as águas do Rio Negro (pretas) e do Rio Solimões (barrentas), é um dos principais atrativos da cidade e vai além das edificações criadas pelo homem.
A 100 km de Manaus, próximo do município de Novo Aira?o, fica um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo: Anavilhanas, onde 400 ilhas formam uma das mais belas paisagens naturais amazônicas. Em Parintins, a 325 km da capital, é possível conferir o tradicional festival do Boi Bumbá, que movimenta o estado no mês de junho. Para se ter uma ideia, a festa costuma ter um público de mais de 35 mil pessoas por noite.
Visite o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, e prepare-se para conhecer as inúmeras cachoeiras e balneários públicos, como a Cachoeira do Soval, um dos destinos mais procurados por turistas. Conheça também as cachoeiras de Tucumã e Nova, que são acessíveis apenas por trilhas no meio da mata. Visite também os balneários Paraíso do Manu, Água Verde e Recanto dos Buritis, às margens do Rio Preto da Eva.
Em São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus, as praias fluviais de areias brancas e as cachoeiras chamam a atenção. A cidade abriga 23 etnias indígenas e tem uma rica produção de artesanato. Além disso, é possível visitar algumas aldeias, sempre com autorização da Funai.
Conheça a Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos, com seus espelhos d'água de cores diversas e visite a Serra da Bela Adormecida, um conjunto de montanhas que lembra o perfil da princesa. O melhor local para apreciá-la é do alto do Morro da Fortaleza, um forte construído em 1763. Já o Morro da Boa Esperança é famoso por abrigar painéis de azulejo encravados nas rochas.
Se a ideia é praticar ecoturismo, conheça Silves. Acessível por barco a partir da cidade de Itacoatiara, Silves é uma ilha incrustada na selva, no centro do Lago de Canaçari, o maior da Amazônia. Entre o magnífico cenário está o lago Piramirim, repleto de vitórias-régias e samambaias aquáticas. Também indicada para praticar turismo ecológico, a Cachoeira Santuário, em Presidente Figueiredo, é uma boa pedida para visitar.
Um passeio imperdível são as diferentes embarcações que realizam roteiros pelo Rio Negro e pelo Solimões. Há opções luxuosas e mais modestas, para todos os bolsos, mas nada paga a vista deslumbrante que se tem durante o passeio.
Curiosidade: Se quiser conhecer um pouco mais da cultura da região, visite o Amazonas na época do Carnaval e confira o Carnaboi, uma mistura de Carnaval com a Festa de Parintins.
Melhor época para visitar: Preste atenção nas estações seca (de junho a novembro) e chuvosa (no verão), as duas oferecem experiências diferentes. Em ambas, a temperatura é bastante quente, principalmente em setembro, quando é comum chegar a 40oC.