A República de Maurício ou, como é mais conhecida no Brasil, Ilhas Maurício, fica na costa sudoeste do continente africano. Conhecida também como Pérola do Índico, a região oferece uma paisagem pitoresca, com águas azul-turquesa em um cenário surpreendente. São praias recortadas por montanhas de origens vulcânicas e cercadas por recifes de corais coloridos e piscinas naturais transparentes de perder o fôlego.
Localizada entre a África e Ásia, a aproximadamente 2 mil km da costa sudeste do continente africano, a região tem uma geografia impressionante. O arquipélago é formado pela Ilha Maurícia, Rodrigues, Cargados Carajos e Agalega. O conjunto de ilhas já esteve sob domínio colonial holandês, francês, e britânico e conquistou a independência do Reino Unido em 1968. Por isso, além do francês, o idioma oficial é o inglês.
Na capital, Port Louis, há uma diversidade cultural e arquitetônica muito rica para se visitar. Com mar cristalino e areias branquinhas, as praias mais famosas da Ilha são La Cuvette, em Grand Baie, ideal para a prática de vela e windsurfe, além de Blue Bay e Le Morne, perfeita para praticar esportes náuticos. Já Belle Mare tem uma faixa de 6 km de areia fina, coqueiros e mar azulado. Visite Flic-en-Flac e a região de Grand Baie, que abriga Pereybère. Conheça o distrito de Flacq, uma das vilas mais importantes da ilha.
Já o vilarejo de Triolet Shivala abriga o Maheswarnath, o maior tempo hindu local. Conheça Baie aux Tortue, a Baía das Tartarugas, com as ruínas de Balaclava e aproveite o Île aux Cerfs, um dos passeios mais conhecidos e que só é possível ser feito de barco.
Leia mais
Trou aux Cerfs também é um destino muito procurado pelos turistas. Localizado no alto da cidade de Cureripe, trata-se de um vulcão adormecido com um diâmetro de 350 metros e uma cratera com 80 metros de profundidade. Seu interior é tomado por florestas e pântanos de onde é possível ter uma das mais belas e panorâmicas vistas de Maurício.
Conheça a Reserva Casela, que abriga 140 espécies de pássaros e leões e o Terres de Couleurs de Chamarel, parque privado com uma característica bastante peculiar: é resultado da erosão das cinzas vulcânicas e tem uma área de terra ondulada, que apresenta até sete diferentes tonalidades dependendo do reflexo do sol. O local abriga também a Cachoeira de Chamarel, alimentada pelas águas do Rio Saint Denis.
Não deixe de conhecer o Parque Nacional Black River e ver a vista do penhasco La Morne, uma montanha de 600 metros de altura e que é Patrimônio da Humanidade da Unesco. O local concentra plantas raras e espécies únicas de animais, como morcegos gigantes e aves nativas ameaçadas de extinção.
Curiosidade: Não existem voos diretos entre o Brasil e as Ilhas Maurício. Ou seja, para aterrissar na capital Port Louis e aproveitar todas as belezas do arquipélago será necessário fazer algumas conexões pelo caminho. A rota mais comum para os brasileiros chegarem a Maurício é via Johanesburgo, na África do Sul.
Se você deseja conhecer a ilha, a melhor época é de setembro a abril, pois as temperaturas são mais altas. Ao longo do ano viagens não são indicadas devido a temperatura mais baixa e probalidade de ventos fortes e ciclones.