Conhecida como a Pérola do Mar Adriático Dubrovnik é um dos destinos mais populares da Croácia. Trata-se de uma cidade medieval totalmente reconstruída após os estragos sofridos na II Guerra Mundial, com suas muralhas, costa de praias e ilhas de uma beleza estonteante. O fato de ter servido de cenário para a consagrada série Game of Thrones ajudou a tornar o local ainda mais conhecido.
Leia MaisAs famosas muralhas e torres de Dubrovnik foram construídas entre os séculos X e XIII com o objetivo de proteger a cidade. Todo esse cenário sofreu diversos abalos ao longo do tempo. Em 1667, um forte terremoto acometeu a cidade e no início da década de 1990, a cidade foi uma das áreas da Croácia mais afetadas pelos bombardeiros por parte das tropas iugoslavas. Mais da metade dos monumentos e construções foram danificados e o turismo sofreu um grande baque.
A cidade foi reconstruída a partir de 1995 devido a um acordo entre a Unesco e a União Europeia e a partir daí o turismo ganhou mais força. É uma verdadeira aula de história passear pelo Old Town, o “centro velho” de Dubrovnik, que preserva Igrejas góticas, renascentistas e barrocas, além de monastérios, palácios e fontes. Faça um passeio demorado pela Stradum ou Placa, a rua principal da cidade que fica no interior das muralhas.
O Stradun estende-se desde o portão de Pile até ao portão Gate. As lajes do pavimento foram colocadas em 1468. Em um dos extremos (Pile), está situada a Fonte de Onófrio, em oposição à Coluna de Orlando, o local de encontro preferido dos turistas e moradores.
Visite o Palácio do Reitor, Palácio Sponza e o Mosteiro Dominicano. Faça um passeio pelas muralhas e aproveite a vista deslumbrante da cidade. Conheça o Cable Car de Dubrovnik, o teleférico que leva até o ponto mais alto da cidade.
Não deixe de conhecer as ilhas próximas, como a Ilha de Lokrum e Elaphitea Islands. As praias mais conhecidas são Banje Beach (no centro, com vista para as muralhas), Copacabana Beach (na península Babin Kuk) e as praias em Lapad.
Melhor época para visitar: Dubrovnik tem um clima mediterrânico seco, mas geralmente é agradável durante todo o ano. No verão, as temperaturas chegam a uma média de 34° C e no inverno ficam a uma média de 10° C.
A segunda maior cidade da Croácia e a mais importante da região da Dalmácia, Split é um verdadeiro berço da história antiga. O principal símbolo da cidade é o Palácio de Diocleciano, que remete ao imperador romano que governou o local entre 284 e 305. Patrimônio Cultural da Unesco desde 1979, as áreas ao redor do palácio são ocupadas por comerciantes locais e abriga vários outros prédios históricos que valem a visita.
Leia MaisDo alto do Peristil (ou Torre do Sino), é possível ter uma vista incrível da cidade e das ilhas que cercam Split. Próximo da torre está Riva, um grande calçadão muito freqüentado por moradores e turistas. Pertinho da Riva, fica o monte Marjan, com quase 200 m de altura que oferece uma vista deslumbrante da cidade. Coberto por pinheiros e cercado pelo mar, tem praias belíssimas, pistas de caminhada e corrida e também é uma ótima pedida para fazer um piquenique ou simplesmente parar para observar a vista.
Visite o Parque Nacional de Biokovo. Localizada em Makarska, a cerca de 40 minutos de carro de Split, abriga a segunda maior montanha da Croácia. Seu pico mais alto, Sveti Jure (São Jorge) fica a 1762 metros de altitude e ostenta uma capela construída no topo em homenagem a Sveti Jure. Do alto, é possível avistar a Makarska Riviera, as ilhas da Dalmácia, e, em dias mais claros, o topo do monte Gargano, na Itália.
Inclua no passeio, as ilhas de Hvar, Bra? e Kor?ula, mas a visita a Split só vai estar completa ao conhecer o Palácio Diocleciano ou Dioklecijanova pala?a. Dentro do complexo do Palácio, além de um completo centro comercial está a Catedral de St Duje, uma homenagem ao santo padroeiro da cidade, além do museu da cidade. Em 1979, o Complexo do Centro Histórico de Split mais o Palácio de Diocleciano foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Melhor época para visitar: Entre abril e setembro, quando o clima é mais quente e os dias são mais longos.