Este arquipélago com praias de águas cristalinas em tons azuis e areia branca povoou o imaginário das pessoas nos anos 80, que chamavam o local paraíso. A situação melhorou ainda mais daquela época para cá, com o aumento e aprimoramento dos atrativos turísticos a um nível impressionante, principalmente para quem tem um bom dinheiro para gastar (mas os menos abastados também podem ter férias inesquecíveis por lá).
Localizado na América Central, este arquipélago é formado por 2.400 ilhas e ilhotas que ocupam uma área de 200 mil km2. Foi colonizado por ingleses, e hoje é independente, apesar de continuar sendo governado por um membro da coroa britânica. É um ótimo destino para famílias, casais românticos e solteiros em busca de festa. Na ilha de New Providence estão as principais cidades turísticas: Nassau (a capital), Paradise Island e Cable Beach.
Todas as praias têm águas cristalinas em tons azuis, e em muitas há paredões de corais e recifes, além de abundância de vida marinha, sendo ideais para um mergulho (aliás, Bahamas é considerado o melhor lugar do mundo para mergulhar) e outros esportes como windsurf, snorkel, passeio de jet ski, etc. As melhores praias são Paradise Beach, Cable Beach (provavelmente a mais bela), Cabbage Beach e Montagu Beach.
Leia mais
Quem visita Miami, nos EUA, tem como opção fazer um cruzeiro que passa por Nassau como primeiro ou último destino, em um roteiro que também inclui Jamaica, Ilhas Virgens, Sint Maarten e outras localidades. Mas se você quiser conhecer por conta, é uma ótima escolha.
Nassau é a principal cidade turística, com uma excelente infraestrutura, composta por ótimos hotéis, restaurantes (muitos são de chefs renomados) e agitos noturnos. O principal monumento é a Escadaria da Rainha, com 65 degraus, número alusivo aos 65 anos que a Rainha Vitória completou no poder quando mandou erguer a construção, feita por escravos.
A escadaria conduz ao forte Finscale, e seus canhões foram usados para combater piratas no século XVII. Aliás, uma lenda diz que o pirata Barba Negra morou em Nassau e chegou a se autodeclarar governador da cidade, que hoje abriga um prédio dedicado à memória dos corsários, o Pirates of Nassaum Museum, que conta até com uma réplica de uma embarcação. Nassau também conta com o centro de conservação Ardastra Zoo and Gardens.
Quem for com crianças pode levá-las para nadar com golfinhos na Dolphin Encounters (em Blue Lagoon Island) e Dolphin Cay (em Paradise Island), e também levá-las ao parque aquático Aquaventure, localizado dentro do complexo Atlantis, um megaempreendimento que conta com resort de luxo, parque aquático, aquário e um cassino que não deve nada aos de Las Vegas. Não é necessário estar hospedado no hotel para ter acesso ao parque e aquário, basta comprar um ingresso.
Curiosidade: a Disney tem uma ilha particular nas Bahamas, a Castaway Cay, por onde só se entra por barcos das empresa de Mickey e Donald. Possui diversas atrações temáticas, inclusive uma réplica em tamanho natural do Flying Dutchman, navio fantasma do filme “Piratas do Caribe”, ancorado na baía. Outra curiosidade é a Big Major Cay, uma ilha habitada somente por porcos nadadores, que foram lá deixados por marinheiros tempos atrás. É popularmente conhecida como Pig Island.
As temperaturas variam pouco durante o ano, com predomínio de calor. Em média, as máximas são de 32o e as mínimas, de 18º. A época mais quente está entre junho e agosto. O período mais chuvoso vai de maio a outubro.