“SaBayDii” é o principal cumprimento que você vai ouvir em Laos. No idioma Lao, a língua oficial falada na República Democrática Popular Lau, a palavra pode ser traduzida como “oi”. E a simpática população ávida por conquistar o interesse dos turistas não vai economizar a saudação. Acostume-se e prepare-se para uma viagem repleta de paisagens e monumentos exóticos.
Há centenas de anos, Laos era conhecida como a “Terra de Milhões de Elefantes”. Os animais não são mais vistos aos montes na região, mas ainda são encontrados por lá. Trata-se de um país asiático localizado na Indochina e limitado a norte pela China. É repleto de atrações características, uma arquitetura milenar e principalmente, hábitos culturais bastante interessantes.
Prepare-se para passear por plantações de arroz muito comuns nessa parte do Sudeste Asiático. Apesar da grande influência francesa da época colonial, Laos mantém suas próprias tradições. Tanto na capital Vientiane, como nas pequenas cidades do interior, os grandes arrozais são cercados por templos e um cenário que lembra uma história de guerras pelas quais o país atravessou, mas que felizmente ficaram no passado.
Leia mais
Luang Prabang, a 140 km da capital, resume de modo singular a simpatia da população e a beleza do país. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade era considerada a capital real até 1975. Atualmente ainda conserva 32 dos 66 templos construídos antes da colonização francesa. A cidade fica entre os rios Mekong e Khan.
Aproveite para observar o pôr do sol, uma atração em vários locais. Seja no exuberante Wat Xieng Thong, às margens do Mekong, nas escadarias do Wat Pha Baat Tai, ou na montanha Phu Si. Os templos, as aldeias de camponeses e tribos entre as cidades permitem um olhar específico da cultural local. Não deixe de conhecer os mercados abertos da região e de provar a culinária do país.
Para conhecer mais sobre a cultura de Laos, aliás, visite o Museu Revolucionário do Laos. No acervo, centenas de imagens e objetos mostram a saga do "povo lao" em sua luta contra os "imperialistas norte-americanos". Uma oportunidade de observar a história por meio de objetos e construir a própria imagem do país.
Dica: Não há embaixada do Brasil em Laos, o que pode dificultar a obtenção do visto obrigatório. Não deixe de falar com um consultor especializado da Klas Viagens para saber a melhor forma de conseguir o documento. Os vistos são válidos por 15 dias, podendo ser estendidos por mais 15.