Passear por Lisboa é como fazer uma viagem no tempo. É ver o passado, o presente e o futuro em uma sinergia de conjuntos arquitetônicos, pontos turísticos e soluções urbanas que surpreendem. E todos os gostos e paladares – sim a cidade tem atrações gastronômicas que integram a cultura portuguesa e não podem ser deixadas de lado – são atendidos.
Leia MaisA cidade abriga um dos maiores símbolos de Portugal, a Torre de Belém, uma construção que já foi forte, prisão, alfândega e já funcionou até como farol e que tem mais de cinco séculos de história. A história de Portugal é retratada, aliás, por meio de suas várias construções arquitetônicas importantes, como o Mosteiro dos Jerônimos, que está na lista da Unesco como Patrimônio da Humanidade e cuja construção começou em 1501 e a Sé Catedral, construída muito antes, em 1150.
É importante colocar no roteiro, o Aqueduto das Águas Livres, sistema de captação, adução e distribuição de água da cidade que foi construído durante o reinado de D. João V e o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em homenagem aos descobrimentos portugueses.
Lisboa também tem atrações modernas que não podem ficar de fora de um passeio pela cidade, como o Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, um aquário público que abriga também um centro de pesquisa de biologia marinha.
Dica: Não deixe de comer na cidade o tradicional Pastel de Belém. Nada como provar a iguaria típica portuguesa em seu local de origem. A cidade oferece uma série de restaurantes e “doçarias” que valem a visita. Ah, e assim como em todos os países da Europa, a moeda local é o Euro. Programe-se com a Klas Viagens.
Que tal um vinho do Porto? Se você já ouviu essa pergunta e ficou curioso para saber a origem dessa clássica bebida, então está na hora de conhecer a segunda maior cidade de Portugal. Esse não é o único motivo, claro. Porto reserva diversas surpresas agradáveis para quem quer colocar o pé na estrada e conhecer as origens portuguesas.
Leia MaisA cidade que deu nome à Portugal é também conhecida pelo vinho, mas um passeio pela região mostra que a bebida é apenas um “detalhe” na importante história de Porto. Basta saber que o Centro Histórico é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Além de oferecer uma gastronomia rica e restaurantes que vão do tradicional à comida contemporânea, a cidade é também conhecida como cidade universitária. A Universidade de Porto figura entre as 200 melhores do mundo e está entre as 100 melhores da Europa.
A Torre dos Clérigos, construída entre 1754 e 1763, com projeto assinado por Nicolau Nasoni, é um dos monumentos que devem ser conhecidos, assim como o Mercado do Bolhão. Com uma construção que remonta a 1850, o mercado foi totalmente restaurado. Além de produtos frescos e tradicionais do país e diversos restaurantes, também dá acesso ao metrô, sendo um destino de fácil acesso e imperdível.
Dicas: Porto já foi eleita por vários veículos consagrados como um dos melhores destinos europeus. Em 2015, foi a vez do The Guardian eleger a cidade como um dos 10 melhores polos turísticos da Europa.