O Lago Titicaca está localizado entre o Peru e a Bolívia e, segundo lenda andina, foi o berço da civilização Inca. Em território peruano, o viajante viverá uma experiência inesquecível ao ter contato com os moradores de Puno, pois eles mantêm ao longo de anos a cultura e a tradição no seu modo de viver e vestimentas. Alguns ainda moram em ilhas flutuantes, construídas artesanalmente, assim como as balsas usadas como meio de locomoção pelo Lago Titicaca.
Além do Lago Titicaca, com esse roteiro de viagem para o Peru, você conhecerá o lado colonial e moderno de Lima, passará pelos principais pontos turísticos de Cusco, também conhecerá as belezas do Vale Sagrado e se encantará com o visual e energia de Machu Picchu, a cidade dos Incas.
Aproveite essa oportunidade de viagem para o Peru, entre em contato com um de nossos consultores e viva as melhores experiências.
- Passagem aérea saindo de São Paulo;
- 02 noites de hospedagem em Lima;
- 02 noites de hospedagem em Cusco;
- 01 noite de hospedagem em Vale Sagrado;
- 01 noite de hospedagem em Aguas Calientes;
- 02 noites de hospedagem em Puno;
- Café da manhã diariamente;
- 04 almoços;
- Transfer privativo aeroporto / hotel / aeroporto;
- Todos os traslados hotel / estação de trem / estação de ônibus;
- Trem para Machu Picchu ida e volta;
- Todas as visitas indicadas no programa: Casa Aliaga, Catedral e Museu Larco em Lima; Templo de Coricancha, Catedral, Sacsayhuamán, Qenqo, Puca Pucará e Tambomachay em Cusco; Chinchero e fortaleza de Ollantaytambo no Vale Sagrado; Machu Picchu no dia 5; igreja de Andahuaylillas, Racchi e Museu Lítico e jazida arqueológica de Pucará na ruta Cusco - Puno; Lago Titicaca com visitas às ilhas flutuantes dos Uros e à ilha de Taquile em Puno;
- Taxa de embarque.
FORMA DE PAGAMENTO:
Entrada de 25% + taxas à vista. Saldo em até 09x sem juros no cartão de crédito.
Valores por pessoa em apartamento duplo, sujeitos a disponibilidade de lugares e a alterações sem prévio aviso. Os valores são válidos para viagens até dezembro de 2024, mediante variação em algumas datas. Por favor consulte nossa equipe. Não inclui: Extras pessoais, gorjetas, vistos taxas municipais de hospedagem, entradas ou refeições não mencionadas no roteiro, todo e qualquer item não mencionado em “O que inclui”.
Produto cotado em moeda estrangeira e convertido para Reais no câmbio do dia 10/11/2023: R$5,08. Sujeito a alteração.
DIA 1: CHEGADA AO AEROPORTO DE LIMA
Um veículo, acompanhado por um guia, irá buscá-lo no aeroporto no horário agendado para transferi-lo para o seu hotel em Lima. A capital peruana é uma metrópole moderna, cheia de história, com cerca de 10 milhões de habitantes, que atualmente passa por um interessante processo de mudanças culturais e econômicas. Pernoite em hotel em Lima.
DIA 2: LIMA
Café da manhã no hotel. Neste dia você visitará o centro urbano da cidade de Lima, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Iniciará o dia com um percurso panorâmico pelo centro histórico até chegar à Praça de Armas, onde iremos parar para apreciar suas atrações. Em seguida caminharemos em direção à Catedral de Lima, localizada na Praça Maior, a igreja mais importante do Peru construída entre os anos 1542 e 1622. Depois você conhecerá a Casa Aliaga, uma antiga residência do vice-reinado entregue por Francisco Pizarro em 1535 a um de seus capitães (Jerónimo de Aliaga), depois da fundação da cidade. Esta casa é a única da época que ainda pertence à mesma família até o dia de hoje. Depois você visitará o Museu Larco, localizado no tradicional bairro de Pueblo Livre. Foi fundado por Rafael Larco Hoyle em 1926 e se encontra no interior de uma mansão do vice-reinado construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século VII. O museu conta com a mais completa coleção pré-hispânica de peças de ouro e prata, assim como também de arte erótica. Ao finalizar, você será transferido para o hotel. Pernoite em Lima.
DIA 3: LIMA | CUSCO
Café da manhã no hotel. Um veículo irá levá-lo ao aeroporto. Ao chegar a Cusco, receberá assistência no aeroporto e será acompanhado ao hotel escolhido. Pela tarde começará o percurso em Coricancha, também conhecido como "O templo do Sol", que foi construído por ordem do Inca Pachacútec (1410 - 1471) e que na chegada dos espanhóis se transformou na base para a construção do Convento de Santo Domingo. Neste local se adorava o sol ("Inti") durante o incanato e alguma vez esteve transbordando de peças de ouro. Em seguida, você visitará a Catedral, o monumento mais imponente da Praça de Armas, cuja construção se iniciou em 1560 e somente terminou em 1654. Depois, conhecerá a fortaleza de Sacsayhuamán, uma das edificações emblemáticas dos incas, erguida pelo inca Pachacútec no século XV. Trata-se de uma imensa fortaleza levantada com pedras de grande tamanho, cujo transporte e lapidação são ainda um mistério. A cada 24 de junho, durante o solstício de inverno, a festa do Inti Raymi é recriada e se adora o sol. Seguirá rumo a Qenqo, um complexo arqueológico de uso principalmente religioso, onde se acredita que foram realizados rituais agrícolas, localizado a 4 quilômetros da cidade de Cusco. Finalmente, conhecerá Puca Pucará, a 7 quilômetros da cidade. Puca Pucará, que significa "fortaleza vermelha", foi um complexo arquitetônico de suposto uso militar com múltiplos ambientes, praças, locais para banho, aqueodutos, muros e torres. Acredita-se que era usado pela comitiva do inca enquanto ele descansava em Tambomachay. Ao terminar, voltará ao hotel. Noite em Cusco no hotel selecionado em regime de café da manhã e pernoite.
Bilhete aéreo não incluído.
DIA 4: CUSCO | VALLE SAGRADO
Café da manhã no hotel. Durante a manhã, você será levado de seu hotel em Cusco para visitar a cidade de Chinchero, um tradicional centro urbano de Cusco, situado em um ponto alto de onde se tem uma vista privilegiada do vale. As pessoas deste lugar preservaram as tradições artesanais e conhecimento herdado dos Incas, refletida em seus costumes e tradições. Em Chinchero, também são encontrados vestígios arqueológicos e uma bela igreja do século XVII, um dos primeiros edifícios Católica do Peru. Após esta visita, você será transferido para Ollantaytambo, fazendo uma parada no mirante de Raqchi, de onde o sítio arqueológico local é apreciado. Ao chegar a Ollantaytambo, você visitará a aldeia, habitada continuamente desde os tempos Incas, e você vai escalar a fortaleza icônica, construída ao lado da montanha. Depois, você vai almoçar em Ollantaytambo e viver uma experiência de gastronomia andina superior no restaurante Chuncho, onde o verdadeiro espírito do Valle Sagrado é transmitido em um ambiente acolhedor. Em seguida, você será transferido de Ollantaytambo para o Museu Vivo de Yucay, centro de interpretação das tradições andinas, onde são realizadas demonstrações da elaboração de trabalhos têxteis, adobe, cerâmica e prataria da mesma maneira em que foram trabalhados na antiguidade; uma recriação original das tradições incas. Também, no museu vivem alpacas, lhamas e ovelhas, que podem ser alimentados! No final desta atividade, você será transferido de volta para o seu hotel. * Aos domingos, a demonstração têxtil será realizada no mercado local de Chinchero. Pernoite no Vale Sagrado no hotel. Almoço incluso.
DIA 5: VALLE SAGRADO | MACHU PICCHU | AGUAS CALIENTES
Café da manhã no hotel. Seu percurso em direção a Machu Picchu começará com uma viagem de trem partindo da estação até o povoado de Aguas Calientes Em Aguas Calientes se encontram a estação de trem, um mercado de artesanato, restaurantes e hospedagens de diferentes categorias para os que preferem passar a noite ao pé da montanha e subi-la de manhã cedo. Após uma curta viagem você chegará a Machu Picchu, uma obra prima de engenharia e arquitetura que se acredita serviu como um santuário e residência de descanso para o inca Pachacútec. Machu Picchu, que significa "Montanha Velha", é considerado Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO e uma das novas sete maravilhas do mundo. Ao finalizar o percurso retornará de ônibus a Aguas Calientes. Almoço em Aguas Calientes. Poderá aproveitar o tempo livre pela tarde. Pernoite em Aguas Calientes no hotel. Almoço incluso.
DIA 6: CUSCO | ESTAÇÃO OLLANTA | CUSCO
Café da manhã no hotel. Neste dia você poderá voltar a Machu Picchu (consultar valor adicional) e visitar qualquer uma das atrações que guarda a cidadela: o Intipunku ("Porta do Sol") foi uma espécie de guarita de controle, onde o sol sai a cada dia por esta porta. Poderão subir o Huayna Picchu (sujeito a disponibilidade de vagas), que significa "Montanha Jovem". Sua subida demora aproximadamente uma hora e nela se encontra o "Templo da Lua", um complexo de construções subterrâneas provavelmente destinadas ao uso da elite. Por último, poderão conhecer a Ponte Inca, uma incrível construção de pedra que servia como entrada ou saída da cidadela. Na hora apropriada, embarque no trem para retornar a Cusco. Ao chegar na estação de trem, recepção e traslado ao seu hotel. Noite em Cusco no hotel selecionado em regime de café da manhã e pernoite.
DIA 7: CUSCO | PUNO
Café da manhã no hotel. Será levado à estação de ônibus. Seu percurso em direção a Puno terá três paradas. Primero iremos parar em Andahuaylillas, povoado localizado a 40 quilômetros de Cusco que tem como maior atração a Igreja de Andahuaylillas. Chamada também "A Capela Sistina da América", devido à alta qualidade das peças de arte encontradas nela, a estrutura foi construída no século XVI sobre locais de construções possivelmente Wari. Hoje conta com um órgão de tubos original recentemente restaurado. Você continuará seu percurso até Racchi, onde se encontra o Templo de Wiracocha, uma surpreendente e singular construção de forma retangular, de 30 metros de largura e 20 de altura, similar a um muro. Conta com janelas e portas e acredita-se que foi mais alto teto do império incaico. Iremos parar para almoçar em Sicuani, e em seguida, faremos uma breve parada em La Raya, o ponto de maior altura do caminho entre Puno e Cusco acima dos 4313 m. Partindo desde ponto, a 61 quilômetros da cidade de Juliaca (já muito perto de Puno), chegaremos ao povoado de Pucará, onde se encontra o Museu Lítico Pucará. Este povoado foi o primeiro assentamento propriamente urbano do altiplano lacustre e se desenvolveu entre os anos 100 e 300ac. Finalmente, faremos o último trajeto em direção à cidade de Puno e você será acompanhado ao hotel. Pernoite em Puno no hotel. Almoço incluso.
DIA 8: PUNO | ILHAS DE UROS E TAQUILE
Café da manhã no hotel. Você será levado ao porto lacustre de Puno, onde uma embarcação irá levá-lo às ilhas flutuantes dos Uros. Os Uros são uma sociedade ancestral que povoa uma série de ilhas artificiais construídas com base na planta de totora (tabua), que cresce no próprio lago. As ilhas foram construídas tecendo as totoras nos lugares onde ela cresce mais espessa e formando uma camada natural. Sobre ela levantam suas casas, também de totora, e cozinham ao ar livre para assim prevenir possíveis incêndios. Após um percurso de hora e meia, continuaremos a viagem até a ilha de Taquile. Esta é quechua, ao contrário das outras ilhas do lago que falam o idioma aimara. Formou parte do império incaico e ainda se podem notar vestígios desta cultura em suas construções. Porém, também chegaram os espanhóis, que os despojaram de suas peças típicas obrigando-os a usar a vestimenta tradicional de camponês. Uma vez que você estiver ali, lhe será dada uma breve explicação da ilha e você presenciará uma atividade cultural. Depois almoçará e voltará para a cidade de Puno. Pernoite em Puno no hotel. Almoço incluso.
DIA 9 – PUNO | RETORNO AO BRASIL
Café da manhã no hotel. Um veículo irá levá-lo ao aeroporto de Juliaca.