A moeda oficial em Israel é o Novo Shekel Israelense (NIS), ou apenas Shekel. Bancos ou máquinas 24h são facilmente encontrados. Se você prefere usar cartão de crédito ou VTM (Visa Travel Money) por segurança, quase todas as bandeiras são vastamente aceitas. Lembre-se de informar seu banco sobre a viagem para evitar bloqueios e certifique-se sobre todas as taxas adicionais, especialmente para saques internacionais caso você não esteja familiarizado com essas taxas, para não ter uma surpresa desagradável quando sua conta chegar.
Ao contrário da maioria dos países, o câmbio varia muito pouco entre as casas de câmbio do aeroporto e das cidades. Israel é um país muito seguro e quase não se ouve falar sobre assaltos ou roubos.
As melhores épocas para viajar para Israel são na primavera (abril e maio) e no outono (outubro e novembro), quando as temperaturas estão mais amenas. Durante o verão (julho e agosto) a temperatura pode chegar facilmente aos 40°C. Por ser um destino muito voltado para religião, evite conhecer na época da páscoa ou natal, pois os hotéis e pontos a serem visitados estarão lotados, principalmente em Jerusalém.