Blog

Dicas de Viagem

Por Michel Costa | 03/10/2019 às 09:00:00

Qual a diferença entre escala e conexão?

Qual a diferença entre escala e conexão?
Muitos viajantes ainda se confundem com o significado de escala e conexão e acabam emitindo uma passagem aérea de forma errônea, sem se atentar para detalhes importantes. Porém, essa questão é muito simples, vamos esclarecer todas as dúvidas.

 

Por que os aviões fazem algumas paradas? Não seria muito melhor comprar uma passagem aérea com um voo direto desde a cidade de origem até o destino final?

Um voo direto sempre será a melhor opção para viajar, afinal de contas, é menos desgastante e o viajante ainda economiza mais tempo. Acontece que, dependendo do destino, não existem voos diretos. Com isso, é muito provável que haja uma conexão ou escala. Um exemplo, são as viagens para as Ilhas Maldivas, que dependem muito de aeroportos intermediários para que o turista chegue ao local.

Entender a diferença entre escala e conexão é primordial para saber como agir durante uma viagem. Tenha atenção redobrada a todos os detalhes, principalmente no momento da emissão de uma passagem aérea.

 

 

Afinal de contas, o que é uma escala?

A escala é o pouso feito pela aeronave em um aeroporto que ainda não é o destino final. Neste caso, não se faz necessário sair do avião. Isso pode acontecer pelos mais variados motivos, alguns deles são: embarque e desembarque de passageiros, reabastecimento, pouso de emergência, etc.

Quando o avião fizer uma escala e aquele não for seu destino final, aguarde em seu assento. Após cumprir o objetivo da parada, a viagem seguirá normalmente.

 

 

E o que é uma conexão?

Diferente das escalas, onde não é preciso fazer nada mais do que aguardar dentro do avião, nas conexões será necessário ter um pouco mais de atenção, principalmente em viagens internacionais.

Quando é necessário fazer uma conexão, todos os passageiros devem desembarcar do avião e embarcar em outra aeronave. Essas informações estarão muito claras no momento da compra da passagem aérea e no check-in, onde o viajante vai receber dois ou mais bilhetes, um para cada trecho.

 

 

Desembarquei na conexão, o que devo fazer?

Ao desembarcar, o passageiro deve se dirigir para o novo embarque. Provavelmente o número do portão (“gate”, em inglês) estará especificado no bilhete aéreo.

No caso das conexões atente-se a essas 2 dicas:

1 - Antes de fazer qualquer coisa no aeroporto, seja ir ao banheiro ou visitar alguma loja, procure saber onde está localizado o seu portão de embarque. Em alguns casos de viagem para o exterior, se a conexão for em solo brasileiro, você deverá mudar do embarque nacional para o internacional, passando pela revista e apresentação de documentos. Para fazer esse trajeto e passar por todos os trâmites obrigatórios, o seu período de conexão não deve ser tão curto. Um exemplo disso é: pegar um voo do Rio de Janeiro para a África do Sul, com conexão em São Paulo.

2 - Se o portão de embarque não estiver especificado no bilhete, procure verificar nas telas onde constam as informações dos próximos voos. Em caso de dificuldade para encontrar, conte com o auxílio de algum profissional da companhia aérea ou de algum membro do aeroporto.

 

 

Na conexão devo pegar as minhas malas?

Na maioria das vezes não será necessário pegar a bagagem ao fazer uma conexão. Neste caso, a retirada das malas será realizada somente na parada final.

Caso seja necessário fazer a retirada da bagagem para embarcar em um novo voo, será informado ao passageiro durante o check-in. Sempre peça orientação de como proceder.

 Diferença entre escala e conexão | Klas Viagens e Turismo

 

 

Minha conexão é muito longa, tenho que ficar esperando no aeroporto?

Dependendo do tempo de conexão e do destino, é possível sair do aeroporto para conhecer a cidade, depois retornar para embarcar e dar continuidade à viagem. Um exemplo é quando, em uma viagem para Portugal, voando com a companhia aérea Royal Air Maroc, o avião faz uma conexão de muitas horas em Casablanca, no principal aeroporto do Marrocos. Então, é possível sair para visitar alguns pontos turísticos da cidade, como a Mesquita Hassan II.

Essa é uma prática comum entre os viajantes e, a depender da cidade, muitos optam por fazer uma conexão longa justamente para conhecer o destino. Isso pode ser feito desde que alguns fatores estejam bem alinhados: um bom tempo de conexão, o aeroporto ser próximo da cidade e um cronograma bem definido de até onde é possível ir para não se atrasar.

Se o plano de viagem for realmente sair do aeroporto para conhecer a cidade, pesquise e converse com o seu consultor de viagem sobre as exigências dos destinos de conexão. Em alguns casos, será necessário portar documentos especiais, como visto do país e/ou certificado de vacina.

 

 

Tenho que mudar de aeroporto?

Esse é um caso possível de acontecer. Porém, temos que ter atenção no momento da compra da passagem e ficar de olho em todos os detalhes. Em alguns casos, pode ser que seja necessário mudar de aeroporto e a conexão deverá ter o tempo ideal para realizar esse trajeto. Um exemplo disso é voar em um trecho nacional até o aeroporto do Santos Dumont e embarcar no voo internacional no RioGaleão - Tom Jobim, que são os aeroportos da cidade do Rio de Janeiro.

A mudança de aeroporto também é muito comum de acontecer em Buenos Aires quando se tem o interesse de visitar outros destinos na Argentina.

 

De forma resumida, escala é quando o avião faz uma parada e conexão é quando é necessário desembarcar e mudar de avião. Caso o valor que você tem disponível para planejar a sua viagem não seja tão alto para comprar um voo direto, optar por uma passagem com conexão ou escala pode ser mais em conta.

Além da escala e conexão, você já ouviu falar em “stopover”? Clique aqui para conhecer sobre esse benefício oferecido por algumas companhias aéreas, onde é possível acrescentar mais um destino em sua viagem sem ter que pagar por uma nova passagem aérea.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você