Blog

Curiosidades

Por Klas Viagens | 17/12/2018 às 09:00:00

Cruzeiros Fluviais: Rio Danúbio, da Floresta Negra ao Mar Negro.

Cruzeiros Fluviais: Rio Danúbio, da Floresta Negra ao Mar Negro.
Percorrendo e realizando a divisão de nada menos do que dez países europeus, o rio Danúbio é o segundo maior do velho continente, perdendo apenas para o rio Volga, e possui 2850 quilômetros quadrados de extensão.

 

Sua nascente está localizada na Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, passa pela Áustria, Bulgária, Croácia, Hungria, Moldávia, Sérvia, Eslováquia, Ucrânia e desagua na costa da Romênia, no Mar Negro.

Entre as principais cidades percorridas pelo rio estão: Viena, capital da Áustria, Bratislava, capital da Eslováquia, Budapeste, capital da Hungria e Belgrado, capital da Sérvia.

 
Rio Danúbio - Budapeste

 

Que roupa usar nesse cruzeiro?

Por estar localizado em países da Europa, o Danúbio costuma apresentar um clima entre ameno e frio e isso exige roupas confortáveis, blusas, agasalhos corta-vento, touca, luvas e cachecóis. Não se esqueça do protetor solar, mesmo que o sol esteja fraco.

A gastronomia ao longo do rio Danúbio não poderia ser mais diversa porque ao passar por tantos países, é natural que o rio carregue aromas e sabores típicos de cada um deles, como a torta de chocolate e chantili chamada sacher, de Viena e o goulash de Budapeste, um ensopado de batatas, carne, cenouras e páprica.

Sacher, torta de chocolate e chantili de Viena. 

Esses são apenas alguns dos deliciosos pratos que são preparados às margens desse importante rio. Quando observado de forma mais ampla, o Danúbio se torna, literalmente, um prato cheio para quem o visita.

Curiosidades:

O Danúbio é o único rio da Europa que corre de oeste para leste. Todos os outros percorrem a direção contrária.

O rio Danúbio corta a cidade de Budapeste que antes eram cidades diferentes, Buda e Peste. Ao fazer um comparativo com o Brasil, Buda é acidentada e com ruas paralelas, lembrando a cidade do Rio de Janeiro, já Peste é plana e faz referência com São Paulo em vários aspectos.

 

Destinos medievais:

Ainda falando da localização do Danúbio, ao longo da história, diversos reinados foram construídos e derrubados próximos ao rio, isso fez com que até hoje existam diversas atrações e construções medievais em cidades às suas margens.

Alguns exemplos são o Castelo de Visegrad, na Hungria, o Castelo de Bratislava, na Eslováquia e o Mosteiro de Dürnstein, na Áustria.

Esses passeios fazem parte dos cruzeiros fluviais pela região e são ricos em história, conhecimento do passado e contato com culturas milenares. Com certeza você vai se apaixonar.

 

Assim o Danúbio, você pode conferir outros rios para aproveitar um cruzeiro fluvial, como os rios Negros e Solimões, rio Douro, rio Nilo e rio Reno.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você