Blog

Destinos Internacionais

Por Klas Viagens | 21/12/2018 às 09:00:00

Cruzeiros Fluviais: uma viagem pelo rio Nilo.

Cruzeiros Fluviais: uma viagem pelo rio Nilo.
A importância histórica desse rio é inestimável, uma vez que é o responsável pela sobrevivência de milhões de pessoas ao longo dos séculos. Especificamente no Egito, o Nilo foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade e do país.

 

O Nilo é o segundo maior rio do planeta, ficando atrás apenas do Amazonas. Ao todo, o rio percorre 10 países: Egito, Etiópia, Uganda, Ruanda, Burundi, Quênia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e República Democrática do Congo.

A nascente do rio Nilo está localizada no rio Kagera, em Burundi, desemboca no lago Vitória, em Uganda, recebe o nome de Nilo Branco ao sair do Sudão do Sul, se encontra com o Nilo Azul na cidade de Cartum, no Sudão, recebe as águas do rio Atbara e chega à capital do Egito, Cairo, onde forma o Delta do Nilo e deságua no Mar Mediterrâneo.

 Cruzeiro no Rio Nilo

Mas vamos falar do que você vai precisar para fazer um cruzeiro fluvial no Nilo?

Vestimentas, por exemplo, devem ser pensados com antecedência. Muito depende da época em que pretende viajar, mas em geral o clima por lá é quente, então prepare roupas de calor, confortáveis, óculos escuros, chapéu, protetor solar, mas não deixe de levar um agasalho porque as noites podem ser frias.

Além disso, procure se manter sempre hidratado, consumindo bastante água e comendo frutas, verduras e legumes.

 

Aswan e Luxor

Templo para Ísis - Aswan

A maioria dos cruzeiros saem da cidade de Aswan para Luxor. Isso significa que se pode aproveitar cultura e história antes mesmo de entrar na embarcação.

Aswan é a fonte das pedras que foram usadas na construção de boa parte dos monumentos do Egito Antigo, tem um templo exclusivo para a deusa Ísis e foi o local escolhido por Agatha Christie, a autora com mais publicações e reedições do mundo, para escrever sua obra “Morte no Nilo”.

Por sua vez, Luxor tem o maior número de ruínas do Egito e fica exatamente onde se encontrava a cidade de Tebas, capital do Império Novo, época de maior prosperidade egípcia, com grande crescimento econômico e geográfico.

Luxor visto do Rio Nilo

As duas cidades são magníficas, contam com paradas para visitação e oferecem diversas opções de passeios. Mas os cruzeiros fluviais no Nilo passam também em outros locais e você pode aproveitar cada momento dessa experiência, seja em um dos diversos templos em terra firme ou avistando as margens do rio com seus solos amarelos e coqueiros verdes ficando para trás, enquanto você desfruta de uma bebida refrescante.

Além do Nilo, aproveite para navegar em outros rios. Conheça um pouco mais sobre o encontro das águas dos  rios Negro e Solimões, os destinos medievais por onde passa o rio Danúbio e as curiosidades do rio Reno.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você