Blog

Dicas de Viagem

Por Klas Viagens | 16/05/2019 às 00:00:00

Tudo o que você precisa antes de viajar para a África do Sul.

Tudo o que você precisa antes de viajar para a África do Sul.
Um destino repleto de belezas naturais e muitos pontos turísticos para conhecer. Antes de visitar o destino, confira tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul.

 

A África do Sul é um país localizado no extremo sul da África, entre os Oceanos Atlântico e Índico. Possui três capitais: Pretória, que é a Capital Executiva, Cape Town é a Legislativa e Bloemfontein é a Judiciária. É uma nação onde vivem aproximadamente 55 milhões de pessoas.

O país é conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas, o que enriquece ainda mais o turismo no local. A religião mais praticada é o Cristianismo, com um razoável número de praticantes das religiões hinduísta, muçulmana, judaica e budista. Graças a constituição, que é muito bem estruturada, todos têm a liberdade de seguirem a fé que quiserem.

Com atrações para todos os gostos, na África do Sul você encontra safáris, esportes radicais, lindas paisagens, rica gastronomia, ótimos vinhos e muito mais. Tudo isso, em um lugar que sobreviveu a intensas lutas políticas, durante o regime do Apartheid.

Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre a viagem para a África do Sul.

 

PARA ENTRAR NO PAÍS

Para turistas brasileiros que viajam para a África do Sul por um período inferior a 90 dias, não é necessário visto prévio. É preciso apenas o passaporte com validade mínima de um mês, contando a data de retorno ao Brasil, além de duas páginas em branco para carimbos de vistos de entrada, concedidos no próprio aeroporto ou nas fronteiras do país.

Além do passaporte, a África do Sul exige o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) contra febre amarela. O CIV é emitido pela Anvisa de todos os visitantes estrangeiros e cidadãos acima de um ano de idade, que estejam viajando a partir de uma área afetada. A vacina deverá ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque.

 

COMO CHEGAR

Há mais de 70 linhas aéreas internacionais que voam para a África do Sul. A South African Airways é uma empresa nacional que voa para destinos de toda a parte do mundo e se conecta com as principais rotas aéreas internacionais.

A empresa aérea que realiza viagens diretas entre o Brasil e o território sul-africano é a Latam Airlines, saindo do aeroporto de Guarulhos rumo a Johannesburgo. O tempo de voo é de, em média, 8 horas. Há voos diretos para o O. R. Tambo International Airport, em Johannesburgo, e para o Cape Town International Airport, em Cidade do Cabo.

 

VIAJANDO DE CARRO OU DE TREM

Avião é rápido e fácil, mas a maior parte do encanto na África do Sul está no chão. Apesar das grandes distâncias, as estradas são bem sinalizadas, a maioria tem boa manutenção e o cenário é de tirar o fôlego.

Os sul-africanos dirigem do lado esquerdo da estrada, ou seja, oposto ao do Brasil. Todos os limites de velocidade na África do Sul são em quilômetros por hora. Geralmente, perímetro urbano é de 60km/h; em estradas secundárias, 100km/h; e em rodovias nacionais, 120km/h. O limite de velocidade pode variar dependendo das condições da estrada.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil é aceita na África do Sul, devido a Convenção de Viena. Porém, também é possível obter uma licença internacional antes de viajar e sempre portá-la enquanto estiver dirigindo.

As viagens de trem pela África do Sul passam por algumas das partes mais lindas do país, passando por Johannesburgo e Bloemfontein, além de populares destinos turísticos como Cape Town, Durban e Port Elizabeth.

Com opções que incluem viagens econômicas ou de luxo, é possível admirar as belas paisagens que passam pela janela e aproveitar as paradas pelo caminho.

 

Muizenberg Beach, Cape Town - África do Sul

 

QUANDO VISITAR

A África do Sul tem um clima agradável na maior parte do ano, com verões nem tão quentes e invernos amenos. Assim como no Brasil, o verão começa em dezembro e vai até fevereiro. A temperatura média no verão vai de um mínimo de 15°C a um máximo de 28°C. No inverno, a temperatura média é de 19°C a 23°C.

Alguns períodos são melhores para algumas atividades. Entre julho e agosto é a melhor época para visitar Johanesburgo e o Parque Nacional Kruger. A temperatura no inverno é agradável e a concentração de animais nos parques nacionais é maior. Isso acontece pois os rios estão mais secos e o alimento mais escasso.

Já a Cidade do Cabo (Cape Town) é mais recomendado visitar no verão ou na primavera, de dezembro a fevereiro ou entre outubro e novembro. Nesses períodos, os dias são longos e as chuvas menos frequentes. Se a intenção é ficar perto das praias, o meio do verão é a melhor escolha.

Aproveite a primavera e o outono para fazer passeios a pé, pois o clima é agradável em quase todo o país.

 

OS MELHORES LUGARES PARA CONHECER

 

Safáris

O Kruger National Park é o local mais popular para fazer safáris na África do Sul. É um verdadeiro santuário da vida selvagem africana, com mais de 19 mil km de extensão. Está localizado em Lowveld, nas províncias de Limpopo e Mpumalanga, a cerca de 450 quilômetros de Johannesburgo. Lá podem ser vistas centenas de espécies de animais, incluindo rinocerontes, leões, leopardos e elefantes, além de uma fauna bastante peculiar.

Safári na África do Sul

Mas o país oferece uma infinidade de outros lugares onde é possível ver a fauna africana. Um deles é o Madikwe Game Reserve, que fica ao noroeste de Johannesburgo e é uma das maiores reservas da África do Sul. Já no parque Hluhluwe Imfolozi, que tem mais mais de 960 km², os visitantes encontram a maior população de rinocerontes brancos do mundo.

 

Parques Nacionais

A África do Sul está repleta de parques nacionais, onde os turistas podem entrar em contato com as belas paisagens e a extensa fauna que existe no país. O West Coast National é ideal para caminhadas. Ele é marcado po uma linda lagoa azul, campos cobertos por flores e mirantes para o Oceano Atlântico. O Tsitsikamma National Park tem trilhas que passam por fantásticas paisagens litorâneas; e o Table Mountain National Park é onde fica a Table Mountain, montanha que é símbolo da Cidade do Cabo e acessível a turistas: de lá é possível ter lindas vistas.

Table Mountain, Cape Town - África do Sul

Johannesburgo

Johannesburgo é a maior cidade da África do Sul. A metrópole abriga regiões como a elegante Sandton, ideal para compras e alta gastronomia; e Maboneng, com barzinhos descolados, galerias de arte que, aos domingos, sediam a popular feira gastronômica e cultural Market on Main.

E ainda há a visita quase obrigatória ao bairro de Soweto, famoso por ter sido um foco da luta pela liberdade no período do Apartheid. É uma das maiores comunidades negras da região. Abriga o Museu de Mandela, localizado na casa onde o líder Nelson Mandela viveu por anos, a Constitution Hill e o complexo Old Fort Prison, em que nomes como Mandela e Mahatma Gandhi estiveram encarcerados. É um passeio pela história.

Johannesburgo - África do Sul

Cidade do Cabo (Cape Town)

A Cidade do Cabo é a cidade mais famosa da África do Sul. É um destino cercado por paisagens naturais fascinantes e que oferece ótima gastronomia e vida noturna. Um ótimo passeio para se fazer por lá é o V&A Waterfront, uma área à beira-mar revitalizada, recheada de restaurantes, bares, lojas de artesanatos e que oferece vista para o oceano. Se a intenção for badalar, vá para a Long Street, umas das áreas mais boêmias da cidade. Cidade do Cabo também é um ótimo ponto de partida para visitar outros atrativos sul-africanos, como as vinícolas que ficam nos arredores de Stellenbosch.

 

Vinícolas

A África do Sul tem mais de 600 vinícolas espalhadas pelo seu território, que produzem vinhos consagrados mundialmente. A mais antiga do país, localizada a cerca de 20 minutos do centro da Cidade do Cabo, é a vinícola de Constantia. A região oferece inúmeras opções de passeios por vinhedos e degustações. Ao redor das cidades de Stellenbosch e Franschhoek há outras vinículas, algumas com restaurantes onde os turistas podem harmonizar pratos deliciosos com os vinhos locais.

 

Praias

Diversas praias da África do Sul são muito famosas entre os adeptos do surfe. A Jeffrey's Bay possui ótimas ondas e recebe campeonatos do circuito mundial. Já Ballito, localizada a cerca 40 km de Durban, é um balneário com águas mais quentes, paisagens lindas e que também atrai muitos amantes do surfe. Além disso, é um lugar cheio de gente jovem e descolada.

Nas cidades litorâneas de Hermanus e Gaanbai, principalmente entre junho e novembro, os turistas podem admirar as baleias nadando nas águas da região. E para quem gosta de aventura, dá para entrar no mar dentro de gaiolas e ficar frente a frente com os tubarões-brancos.

 

Rota Jardim

Com florestas, reservas naturais, praias, montanhas e lagos, é um recanto para atividades ao ar livre, programas de aventura e práticas de esportes radicais. Um dos destaques é o bungee jump feito da ponte Bloukrans Bridge, localizada perto da cidade de Plettenberg Bay. O salto é feito a partir de uma altura de mais de 200 metros, tudo cercado por uma vista encantadora.

Ainda existem muitos outros lugares para você visitar na África do Sul, conte com a consultoria da Klas para preparar um roteiro personalizado.

 

Pacotes Relacionados

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você

    Enviar