Blog

Dicas de Viagem

Por Klas Viagens | 02/09/2019 às 09:00:00

Curiosidades e dicas sobre a Colômbia.

Curiosidades e dicas sobre a Colômbia.
Uma viagem para a Colômbia agrada os mais variados tipos de viajantes: os que gostam de história, os que apreciam a natureza, os amantes do café e, até mesmo, aqueles que curtem uma praia. Conheça um pouco mais sobre esse simpático e encantador país.

 

A Colômbia é um país que está ao norte da América do Sul. A capital e a maior cidade é Bogotá. Tem a segunda maior população do continente com 47 milhões de habitantes, fica atrás somente do Brasil, com mais de 200 milhões. Colômbia faz fronteira com 5 países: Peru, Equador, Panamá, Venezuela e Brasil, é banhado pelos Oceanos Atlântico e Pacífico.

A maior parte dos habitantes vive nos centros urbanos, que está próximo ao litoral. Os colombianos são uma mistura de índios, africanos, europeus e, principalmente, espanhóis.



Como chegar na Colômbia

Para chegar na Colômbia, existem voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro. Com saídas das outras cidades do Brasil é possível fazer uma conexão nos aeroportos dentro da Colômbia ou até mesmo na Cidade do Panamá. As companhias aéreas que fazem esse trajeto são: Copa Airlines, Latam, Gol, Azul e Aerolíneas Argetinas.

Não é necessário visto para brasileiros. Para visitar qualquer país da América do Sul, os brasileiros podem utilizar apenas o RG. É obrigatório vacina de febre amarela para entrar na Colômbia. É necessário tomar a vacina no mínimo 10 dias antes de viajar.

No caso de conexões em países que não sejam da América do Sul, será necessário apresentar o passaporte para embarque, como é o caso de viagens com a Copa Airlines, que faz conexão no Panamá (América Central).

 

Como circular na Colômbia

A melhor forma de circular no país é de carro. A opção é ótima para quer ter liberdade para andar pelas cidades e conhecer a região metropolitana das principais cidades.

O sistema de ônibus não funciona muito bem em algumas cidades, como Cartagena. Em Bogotá, é possível circular de ônibus, são rotas específicas. Em Cartagena, os ônibus são precários e muito lentos, não são indicados para os turistas.

 

Compras na Colômbia

A Colômbia, como qualquer outro país, tem os produtos que são tradicionais. Lá, em todas as cidades é possível encontrar o couro colombiano, vendido em pulseira, bolsas, sapatos e carteiras, o material é de qualidade e os preços são acessíveis.  Além disso, o país é o maior produtor de esmeraldas, em muitos locais é fácil encontrar joias. Os sombreiros vueltiao são produzidos a mão pelos indígenas e com a cor que chama a atenção de qualquer um.

Em Bogotá, é comum ver feirinhas de artesanato aos domingos. Nessas feiras, é possível encontrar bolsas, botas, roupas de couro colombiano. Além disso, as barracas vendem comidas típicas. Outro lugar muito comum em Bogotá é a Zona Rosa. É uma área comercial com lojas de estilistas e marcas famosas.

 

Culinária colombiana

A gastronomia na Colômbia é muito rica e variada. Os principais alimentos que sempre estão presentes nos pratos são repolho, pepino, alcachofra, abacate, carne suína e bovina, leite de coco e frutos do mar.

Entre os principais pratos do país estão as Arepas, encontradas em qualquer lanchonete, principalmente nas barracas de rua, é um bolinho achatado feito com farinha de milho e recheado com queijo, carne, ovos ou guacamole. 

Os Tamales lembram a pamonha, mas são salgados e com bastante recheio, normalmente vegetais ou carnes com muito tempero. São enrolados em folhas de bananeiras.

Os Patacones são os acompanhamentos mais tradicionais, principalmente no Caribe. O Patacón é uma fatia de banana da terra verde frita. Uma opção é acompanhar com guacamole.

A Bandeja Paisa é muito comum em Medellín. É parecida com o prato feito brasileiro. É composta com arroz, arepas, feijão, carne moída, ovos, abacate, torresmo, linguiça e patacones. Há pratos grandes e lugares que oferecem menor quantidade.

O Arroz de Coco é um prato muito característico do litoral. Com isso, é quase sempre servido com frutos do mar. É um misto de arroz com leite de coco que oferece um sabor muito especial.

Em todo o país é muito comum ver comidas fritas. As Empanadas Colombianas são recheadas com carne, frango, queijo, arroz de coentro e fritas com molho de ervas.

Entre as bebidas mais comuns na Colômbia, a Limonada de Coco é umas das mais famosas, é muito comum nos locais mais quentes, como as praias caribenhas San Andres e Cartagena. A mistura é feita de limão, gelo, açúcar e creme de coco. Além disso, por ser um dos maiores produtores de café do mundo, o café é uma bebida muito comum no país e há quem diga que é o melhor do mundo.

 

Clima da Colômbia

Colômbia fica próxima à linha do Equador, por isso o clima é equatorial e não varia muito durante o ano. Os locais que o clima diversifica um pouco mais são Cartagena e San Andres. Em todo os país as temperaturas ficam próximas dos 19ºC à 29°C. A média anual é de 23ºC. As temperaturas são mais frias em locais com alta altitude.

De janeiro a maio, Bogotá tem chuvas dispersas, a média da temperatura durante o dia é de 24°C e a noite 15ºC. Em Cartagena, Santa Marta e Ilhas do Caribe a temperatura está sempre alta e agradável. Nessa época chove pouco. Entre junho e agosto as temperaturas são altas e quase não chove.

De setembro a outubro as chuvas aumentam em todo o país. É recomendado evitar o mês de outubro, pois normalmente tem chuvas e ventos fortes.

Novembro e dezembro são meses muito procurados pelos turistas. As temperaturas são agradáveis e a chuva diminui.

 

A Colômbia é um destinos mais agradáveis de visitar na América do Sul. Ao embarcar para o destino, considere as nossas dicas ou conte com a nossa consultoria para preparar um roteiro de viagem sob medida.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você