Blog

Destinos Internacionais

Por Klas Viagens | 22/01/2018 às 09:00:00

Vale do Loire: Terra de Reis e Rainhas

Vale do Loire: Terra de Reis e Rainhas
Composto por cidades encantadoras, terra de reis e rainhas, e gastronomia de alta qualidade, o Vale do Loire é um verdadeiro cenário dos contos de fadas e filmes.

Margeado pelo Rio Loire e afluentes, como Chinon e Indre, e com cerca de 800km², a região possui diversas cidades históricas, muitos “châteaus”, castelos ou palácios em francês, e residências permanentes ou de férias, com estilo medieval e proporções que chamam a atenção de todos os visitantes. Entre os séculos XV e XVI, a região foi o refúgio da nobreza francesa, durante longos períodos de férias, caça ou problemas políticos.

Tombado Patrimônio da Humanidade desde 2000, a região recebe cerca de quatro milhões de turistas por ano, para apreciar suas belezas naturais, históricas e gastronômicas, além da possibilidade de se hospedar em muitos dos grandiosos castelos. As cidades possuem, além dos “châteaus”, diversos museus, jardins espetaculares, pequenos vilarejos e passeios de bicicleta, que dão ar ainda mais romântico para a visita na região.  

Entre os castelos mais famosos estão o Château du Chambord, o maior da região, com características comuns a uma grandiosa fortaleza medieval. Construído sobre o Rio Cher, no século XVI, sua vista é de tirar o folego, com dois jardins belíssimos e um labirinto, que dão um toque especial à beleza externa. O castelo foi a residência de férias e caça do rei francês Francisco I.

 Castelos Vale do Loire, França

No seu interior, são poucas as características da época em que o rei passou por ali, pois, acredita-se que ele não chegou a se hospedar por 100 dias, e, por isso, nunca fixou uma mobília. Mas, isso não extingue os encantos da construção. Entre as partes que mais chamam a atenção no interior do castelo, estão duas escadas em formato de caracol, que, curiosamente, se entrelaçam na subida, mas não contém nenhuma ligação. Cada uma leva a um andar do castelo; E o seu terraço, que tem vista direta para a maior floresta preservada da França.

O Château Real de Amboise, aonde Leonardo da Vinci ficou hospedado por três anos e foi sepultado em 1519, a capela Saint-Florentinem é uma atração que também deve ser visitada.  Com uma das vistas panorâmicas mais encantadoras do Vale do Rio Loire, acredita-se que Da Vinci, a convite do rei Francisco I, dedicou seu tempo no castelo para desenhar e ensinar, principalmente temas relacionados a arquitetura. Alguns historiadores acreditam que foi durante o tempo em que se hospedou no castelo, que o artista desenhou alguns espaços do Castelo de Chambord. A visitação do Château é aberta ao público o ano todo, com exceção do dia primeiro de janeiro e 25 de dezembro, e oferece passeios guiados.

 Amboise - Vale do Loire, França

Você pode visitar também o Castelo de Saumur, que já foi fortaleza, casa de lazer, residência de governadores da cidade, prisão e depósito de armas e munições, e hoje é aonde está instalado o museu municipal de Saumur; O Castelo de Villandry, que possui um dos mais celebrados jardins renascentistas do Vale do Loire; e diversos castelos que tem foco voltado a produção de vinho e gastronomia, aonde a experiência de consumo é algo único e inexplicável.

Alguns de nossos clientes estiveram na França e conheceram o Vale do Lorie, veja algumas das fotos desse roteiro por esse destino encantador: http://bit.ly/2keG0ux .

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você