MACHU PICCHU
Como você deve saber, esse é o ponto turístico mais famoso do país e um dos mais visitados do mundo. O motivo é compreensível: os mistérios que fazem parte dessas construções.
Até hoje não se sabe exatamente qual era a funcionalidade atribuída pelos incas ao Machu Picchu. Há crenças que dizem que era uma universidade inca, outras afirmam ser um retiro para a família real, há teorias que o espaço era um laboratório agrícola e ainda quem diga que era um local cerimonial auspicioso, por causa das apus em volta, montanhas cultuadas como divindades.
O que se sabe exatamente é que Machu Picchu, em quéchua, significa “velha montanha”, e que essa velha montanha arranca suspiros de turistas do mundo todo diariamente.
CORDILHEIRA DOS ANDES
![]()
A Cordilheira dos Andes não é exclusividade do Peru. Ela ocupa a maior parte da costa ocidental da América do Sul, abrangendo Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile e Argentina.
Sua formação se iniciou no período Terciário, a partir do choque entre a placa tectônica de Nazca e a placa Sul Americana, por volta de 200 milhões de anos atrás. Mas ela ainda continua em desenvolvimento. Estima-se que a cordilheira cresça de 3 a 6 centímetros por ano.
A atração que citamos anteriormente, Machu Picchu, faz parte dessa cordilheira, mas sua visita vale a pena não somente pela construção inca. Ainda há muito o que ver na cordilheira peruana.
FLORESTA AMAZÔNICA
![]()
A Floresta Amazônica representa uma das maiores diversidades de fauna e flora do mundo e abrange o território de 9 países. No entanto, dois deles se beneficiam em maior grau de seu território: o Brasil, com 60% da floresta e o Peru, com 13%.
Dessa forma, ainda que o Peru seja categorizado como um país andino, 60% do seu território é ocupado pela Floresta Amazônica.
Isso representa diversas povoações indígenas vivendo em matas peruanas e, com isso, maior preservação da floresta e de seus costumes e tradições.
LAGO TITICACA
![]()
Só por ser o lago mais alto do mundo e estar em uma região desértica, já valeria a curiosidade de conhecer o Titicaca. Mas não é só isso, o lago conta com algumas das mais simpáticas ilhas do Peru.
As Ilhas flutuantes dos Uros, construídas com totora, uma espécie de junco própria do lago, têm características peculiares e com certeza valem uma visita especial. Essas ilhas são construídas pelos Uros há muitos anos e se diz que inicialmente elas foram feitas para que a população fugisse do reinado inca. As ilhas possuem cerca de 3 metros de profundidade e conforme o fundo vai apodrecendo, eles produzem uma nova camada para substitui-lo.
Há ainda, na região do Titicaca, a Ilha Amantaní, que não possui hotéis e as hospedagens são realizadas na casa dos próprios moradores, com simplicidade, mas também com muita hospitalidade e aquele sentimento de união entre as pessoas. Então, ao viajar para o Peru, não deixe de conhecer as maravihas do Titicaca.
VALE SAGRADO DOS INCAS
Outro ponto de interesse para muitos turistas que visitam o Peru é o Vale Sagrado dos Incas, na região de Cusco. Com visitações entre os principais antigos templos e cidades incas, esse passeio é de tirar o fôlego. Em alguns casos, literalmente.
Para os incas as montanhas eram a melhor maneira de estar mais próximo dos deuses, por isso, suas construções são sempre no alto, além é claro, das enchentes dos rios, tão comuns naquele período.
Nesse roteiro, se prepare para conhecer regiões como Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero, com suas histórias, artesanatos, sabores e costumes.
LINHAS DE NAZCA
Localizadas no deserto de Nazca, essas linhas são, na verdade, desenhos geóglifos que representam animais e pessoas e, segundo estudos, foram feitos há quase 3 mil anos. O que torna a experiência ainda mais engmática é o fato de não sabermos até hoje como, por quem e por qual motivo esses desenhos foram criados.
As Linhas de Nazca são Patrimônio Mundial da Humanidade e protegidos por seu valor histórico e cultural. Elas só podem ser vistas à distância, mas não podem ser tocadas, além de ser quase impossível enxerga-las de perto.
HUACACHINA
Está preparado para conhecer o único oásis da América? Localizada no deserto de Ica, Huacachina é uma cidadezinha belíssima ao redor de um lago, com palmeiras e casinhas charmosas. Um regalo para os olhos!
O oásis oferece comida boa, passeios de buggy pelo deserto, mercado de artesanatos, entre outras atividades agradáveis para fazer nesse pequeno paraíso.
RAINBOW MOUNTAIN
![]()
Também conhecida como Vinicunca, Montaña de Siete Colores ou Montaña de Colores, a Rainbow Mountain é uma atração localizada a mais de 5 mil metros de altitude, mas a sua visita vale a pena mesmo com a dificuldade para chegar até lá.
Segundo moradores da região, a montanha era coberta por gelo e neve de um período glacial que derreteu há poucos anos. Portanto, a visitação a esse ponto turístico é bem recente, começou em 2016. Aproveite a oportunidade de ver todas as cores com seus próprios olhos.
Essas são algumas das atrações encontradas no Peru, mas o país ainda guarda muitas outras opções de lazer, aventura, conhecimento e cultura. E para todas, você pode contar com a Klas, que oferece pacotes personalizados, de acordo com os seus sonhos.