Blog

Destinos Internacionais

Por Verena Pita | 09/02/2024 às 09:00:00

Curiosidades sobre a África do Sul

Curiosidades sobre a África do Sul
O que você imagina quando pensa em África do Sul?

 

Confesso que, a primeira coisa que me vem à mente são as milhares de fotos e comentários sobre como os safáris são especiais - o que é comprovado pelos clientes da Klas, que vivem experiências emocionantes em pontos turísticos com esse tipo de imersão. Mas, além disso, como podemos conhecer melhor o país mais desenvolvido do continente africano?

Como os leitores do blog da Klas têm a oportunidade de observar e admirar as características reais de cada destino, hoje vamos mostrar as curiosidades da África do Sul, país que tem onze idiomas oficiais, talentos reconhecidos no jazz e lança tendências de dança ao redor do mundo.

 

AS NOTAS ENCANTADORAS DO JAZZ

Você sabia que o jazz movimenta a cultura da África do Sul? O ritmo chegou ao país em 1960, e ficou tão relevante nos últimos anos que os músicos e produtores locais passaram a organizar o ‘Festival Internacional de Jazz’, conhecido como “A Maior Reunião da África”, em Cape Town.

Encontramos uma das melhores definições sobre o jazz sul-africano em uma entrevista da jazzista contemporânea, Zoe Masuku, para o portal "Por dentro da África":

 

"A minha definição pessoal do jazz sul-africano é o fato de incorporarmos a nossa música o jazz americano, o fato de usá-lo para unir aos nossos estilos e ritmos que são tão perticulares. Nós ajustamos ele ao nosso próprio som."

 

Imagem meramente ilustrativa para representar um cantor de jazz.

 

A GINGA NA PONTA DO PÉ

Os passos de dança originados na África do Sul também influenciam dançarinos profissionais e amadores em diferentes regiões do globo. "Pantsula", marcada por movimentos firmes no chão e pela escassez de acrobacias aéreas, é uma das expressões artísticas que vem conquistando o público internacional.

Pantsula, na língua zulu, significa “gingar como um pato”. Foi esse tom autêntico que chamou a atenção do artista Kendrick Lamar, vencedor de 12 Grammys, coautor da trilha sonora do filme “Pantera Negra”. Em 2018, Kendrick destacou a Pantsula no clipe "All the Stars", em parceria com a SZA.

 Imagem meramente ilustrativa para representar o estilo de dança “Pantsula”

 

A CULINÁRIA É APAIXONANTE

Para ilustrar a culinária sul-africana, selecionamos três pratos típicos para todos os gostos. Temos uma opção para os vegetarianos (Chakalaka); para os que gostam de carne (Bobotie); e a sobremesa (Melktert).

 

Chakalaka

O Chakalaka é servido como acompanhamento e não tem uma receita única, mas costuma ser apimentado. Há preparos com: feijões, cebolas, tomates, repolho, cenouras e especiarias. A consistência pode ou não ser semelhante a um molho, a temperatura ideal é fria e o resultado combina com diversas refeições. 

Imagem meramente ilustrativa do Chakalaka.

 

Bobotie

O prato preferido do Nelson Mandela! Bobotie é feito com carne de gado ou cordeiro picada ou moída cozida com especiarias, como curry, ervas e frutas secas, depois os ingredientes são levados ao forno e cobertos com uma mistura de ovo e leite. Vale a pena experimentar!

Imagem meramente ilustrativa do Bobotie.

 

Melktert

Disponível no menu de restaurantes tradicionais, padarias e pâtisseries, a Melkert tem algumas semelhanças com a torta de creme britânica. A massa é delicada e inclui leite, ovos e açúcar na receita. Enquanto a finalização é feita com um toque de canela. 

Imagem meramente ilustrativa da Melktert.

 

QUAIS SÃO OS COSTUMES?

Ao visitar a casa dos sul-africanos, é comum presentear os anfitriões com flores ou vinhos.

· O cumprimento do dia a dia é um aperto de mão e sorrisos. Mas, atenção, algumas mulheres preferem cumprimentar apenas balançando a cabeça.

· A constituição do país permite a poligamia para os homens.

· Há algumas gírias e expressões regionais, como: bra/bru (amigo, companheiro); chips (cuidado); doing a bafana (comprar gato por lebre); jol (curtir, aproveitar muito).

Se você gostou de conhecer algumas características da África do Sul, vai gostar de se aventurar pelo território africano com a Klas Viagens. Viajando com a agência, você tem acesso a um roteiro personalizado, que pode ser inteiramente indicado pela equipe ou idealizado em conjunto com as suas sugestões. Converse com as consultoras para saber mais!

 

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você