Blog

Destinos Nacionais

Por Klas Viagens | 20/04/2016 às 15:30:00

Niterói - Cultura, Natureza, Arquitetura e Hospitalidade

Niterói - Cultura, Natureza, Arquitetura e Hospitalidade
Que tal atravessar a magnífica Ponte Rio-Niterói para ver as belezas que o Rio de Janeiro tem além da capital?

Prepare-se para conhecer praias e lugares que são um convite para os olhos e para quem é apaixonado por paisagens únicas e peculiares, que vão ficar na memória e na história. Ficou curioso? Então conheça Niterói.

Que tal começar a visita à Niterói pelo Mercado de Peixe? Dependendo da hora, dá para aplacar a fome e planejar os próximos passeios.  As belas praias devem ser conhecidas em seus minuciosos detalhes. E não se preocupe, se você quer agito ou sossego há opções para todos os gostos.

A cidade tem dois tipos distintos de praias, as que se encontram na encosta da Baía de Guanabara, mais urbanizadas, e as que se estendem pela Região Oceânica, localizadas numa região menos populosa, cercada por águas cristalinas e morros e conhecidas por ser ponto de encontro para os amantes de surf e da natureza.

São várias atrações de perder o fôlego. Não deixe de visitar o principal bairro da cidade, Icaraí, famoso pelo urbanismo e monumentos naturais como as Pedras de Itapuca e a Pedra do Índio, na praia que leva o nome do bairro.

É no Jardim Icaraí também que se encontra a Rua Nóbrega, famosa por concentrar um grande número de bares e restaurantes. Se você visitar a cidade em época de Carnaval, não pode deixar de conhecer os eventos de rua dessa festa popular. O Carnaval da Rua Nóbrega acontece há mais de 50 anos e já virou referência na cidade e fora dela.

Mas todo ano tem festa em Niterói. Mesmo que seja uma cerimônia pessoal para conhecer a história brasileira. Ao longo da orla da cidade, por exemplo, está o Caminho Niemeyer, um complexo de 11 km de extensão que reúne um conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto que dá nome ao caminho.  A Fundação Oscar Niemeyer, O MAC - Museu de Arte Contemporânea da cidade, o Teatro Popular e a Estação Hidroviária de Charistas (também projetada por Niemeyer) são pontos que não podem ficar de fora do passeio.

A Praia de São Francisco reúne bares e restaurantes na orla. Essa parte do litoral carioca, aliás, dá motivos de sobra para visitar a região. Visite as praias de Piratininga, Camboinhas, Itaipú, que reúne uma bela vila de pescadores, e Itacoatiara, famosa pelas ondas e muito procurada por surfistas amadores e profissionais.

E por falar em vista de tirar o fôlego, é fundamental incluir no passeio por Niterói o Parque da Cidade, no bairro São Francisco. Para chegar ao local há uma peculiaridade: não há ônibus de linha, mas é possível ir de carro, a pé ou de bicicleta. E vale cada passo, pois o parque tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quiçá do estado do Rio de Janeiro, garante quem já viu o horizonte por lá.

As atrações de Niterói fazem jus ao significado da origem do nome da cidade. Nitcherov, em tupi-guarani, significa “água escondida” e a região ganhou esse nome pela posição estratégica. Estratégico, aliás, é fazer uma visita a esse paraíso que fica logo ao lado da capital carioca.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você