De acordo com definição do Ministério do Turismo, o MICE é um “conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”.
A definição, por si só, sinaliza o quão grande é o universo de demandas específicas que empresas e suas equipes apresentam ao buscar no mercado agências e profissionais capazes de atender as suas necessidades e expectativas neste segmento.
Como a realização de conferências e eventos específicos é um mercado em constante crescimento no âmbito corporativo, exige-se cada vez mais maior profissionalização das empresas de turismo que prestam serviços voltados ao MICE.
Para se ter uma ideia, em números, do tamanho deste segmento, dados divulgados pelo SEBRAE em estudo inédito revelam que em 2013 (últimos números computados com a finalidade específica de estudar o MICE), o Brasil sediou 590 mil eventos, 95% deles nacionais e metade realizada na Região Sudeste. Ao todo, eles tiveram a participação de 202,2 milhões de pessoas que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia (o que somou gastos de R$ 99,3 bilhões).
A expectativa é que o crescimento do Turismo MICE no Brasil tenha nos próximos anos uma evolução gradativa, principalmente por conta dos grandes eventos que serão realizados no País, como as Olimpíadas, por exemplo. Os grandes eventos internacionais tendem a projetar o Brasil no mundo e alavancar o turismo também neste segmento. Mas é preciso que as empresas envolvidas estejam bem preparadas.
O trabalho de uma agência de turismo especializada nesse segmento é fundamental para garantir o sucesso e o resultado esperado em feiras, congressos e eventos em geral.
Expertise em consultoria, planejamento, coordenação, monitoramento de transportes aéreos e terrestres e hospedagens, por exemplo, são características essenciais para desenvolver um bom trabalho.
Conhecer as cidades e hotéis capacitados para oferecer a estrutura de acordo com a necessidade do cliente é também fundamental, assim como promover parcerias de sucesso. E quanto mais preparada a cidade para receber esse segmento, mais a região será escolhida para abrigar eventos da área, gerando maior ocupação dos hotéis e maior movimentação no comércio, já que reúne centenas e até milhares de pessoas em uma mesma época.
O turismo MICE é exigente e não por acaso precisa de grande profissionalização.
Essa “indústria de eventos”, como também é chamado o MICE, está crescendo e quem estiver preparado vai crescer com o segmento. Conheça o trabalho que a Klas Viagens desenvolve nesse sentido, fale com um de nossos consultores e comece já a preparar o seu evento contando com profissionais qualificados.