Blog

Curiosidades

Por Klas Viagens | 29/03/2019 às 09:00:00

Curiosidades sobre a Grécia para saber antes de viajar.

Curiosidades sobre a Grécia para saber antes de viajar.
A Grécia está no imaginário de muitos viajantes. Porém, antes de você visitar a esse destino fantástico, selecionamos algumas curiosidades para que você conheça um pouco mais sobre o país e aproveite ainda mais quando estiver em solo grego.

 

Culinária

A culinária grega é bastante rica e diversa, herança dos diversos povos que viveram por essas terras ao longo da história. No país, os pratos são recheados de frutos do mar, hortaliças, carnes vermelhas e queijos, todos regados com o famoso azeite grego.

Aliás, a primeira curiosidade grega relacionada à gastronomia é que um grego consome, em média, 21 litros de azeite de oliva por ano. Ainda bem que o azeite é benéfico para a saúde.

A segunda curiosidade sobre essa gastronomia é que o prato mais consumido no país é a Moussaka, uma espécie de lasanha sem massa. Os ingredientes desse prato são: berinjela, carne de cordeiro cortada em tiras ou moída, tomate, cebola, azeite (é claro!) e molho bechamel. A berinjela, aliás, é bastante adorada pelos gregos e estudiosos acreditam que ela tenha chegado ao país através de povos árabes.

 Comida grega: Moussaka

Para fechar bem as nossas curiosidades gastronômicas gregas, você sabia que o frappé, apesar do nome em francês, foi inventado na Grécia. Eles valorizam muito a bebida, inventando e reinventando diversos sabores para ela e consumindo-a durante o ano todo, inclusive no inverno.

 

Estou falando grego?

Você já deve ter ouvido a expressão “estou falando grego?” alguma vez. Ela transmite a ideia de que alguém não está entendendo o que está sendo comunicado e isso é explicado pelo fato de que o grego é uma das línguas ocidentais mais difíceis de serem faladas ou aprendidas.

No entanto, diversas palavras gregas estão em nosso vocabulário diariamente, em sentidos exatos ou completamente diferentes de quando foram criadas. Um exemplo disso é o termo “idiota”, que no Brasil representa uma pessoa que carece de inteligência ou discernimento, mas em sua criação grega significava pessoa apolítica ou ocupada com seus próprios afazeres.

                                                                                                                

Filosofia e política

 Estátua de Sócrates na Grécia.

Filosofia e política são áreas importantes do conhecimento humano, por isso, foram tão necessárias para o desenvolvimento das maiores nações mundiais.

Mas você sabia que ambas nasceram na Grécia?

Sim, a filosofia surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C. e a palavra política vem do grego politéia, que se refere à polis ou cidade, então a política seria as leis que regiam as cidades gregas.

Além delas, os gregos ainda inventaram a medicina, a geometria, a democracia e a cartografia. Um povo que realmente valorizava o pensar!

 

Oliveiras

O país tem a maior concentração de oliveiras plantadas do mundo.

Na Grécia há uma grande produção de azeitonas e do azeite de oliva, exportado para diversos países do mundo e famoso pelo sabor e qualidade. Essa questão comercial e econômica explica a paisagem grega, tão rica em plantações dessa árvore.

Oliveira nas Grécia

Em análise, a Grécia é um país muito curioso e que, por isso, atrai muitos turista do mundo inteiro. Para desvendar os mistérios gregos é necessário pisar em suas terras e viver as experiências que o país oferece.

Quando for à Grécia, conte com a Klas e seus pacotes personalizados para viajar tranquilamente e pronto para explorar as mais incríveis aventuras mediterrâneas.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você