Toscana
A região de Toscana oferece muita arte, história, cultura rica, belezas naturais e claro, muito vinho e gastronomia. Quando você vai ao Museu do Louvre, em Paris, para apreciar um quadro de Leonardo Da Vinci, você está contemplando a obra de um italiano de origem Toscana.
Florença, a capital, conta séculos de história em uma caminhada. A Piazza del Duomo fica ao centro da cidade e tem pontos turísticos muito importantes da capital da Toscana, é lá que você encontra o Campanário de Giotto, o Batistério de São João e o Museo dell'Opera del Duomo, além de artistas de rua, vendedores e famosos cafés. A Ponte Vecchio é uma das mais famosas de toda Europa e um dos principais símbolos de Florença, por ser um ponto de encontro entre turistas e moradores, e um dos locais mais românticos da cidade.
A vida noturna de Florença também é bastante agitada, com inúmeros bares e restaurantes, que colocam suas mesas para fora, proporcionando um ambiente mais agradável. Você pode aproveitar para experimentar os maravilhosos vinhos da região e saborear uma pizza. Um lugar um pouco afastado do centro histórico, mas que vale a visita é a Piazzale Michelangelo, uma praça em uma região alta da cidade, que proporciona linda vista dos principais pontos turísticos.
Siena, uma das cidades mais amadas da Itália e listada como património mundial pela UNESCO, tem sua tradição muito presente e também faz parte de Toscana. É na Piazza del Campo, no centro histórico da cidade, que acontece o famoso Palio di Siena, uma corrida de cavalos ao redor da praça, tradição de verão na cidade. O centro histórico é pequeno e pode ser explorado a pé, para observar melhor cada detalhe, você ficará encantado. Se desejar ver a cidade do alto, ande até a Torre del Mangia, o ponto mais alto de Siena.
Se sua passagem pela cidade for um pouco mais longa, você pode aproveitar para conhecer a linda região do Val D’Orcia na Toscana, que é repleta de vinícolas e pequenas cidades que parecem ter saído de um conto de fadas.
La Torre Pendente di Pisa também está localizada na Toscana, na cidade de Pisa. Construída entre os séculos XII e XIV, ela inclinou após o terreno ceder, e a cada ano inclina mais, mas engenheiros garantem que visitá-la é seguro e ela nunca irá cair. Assim como as demais cidades de Toscana, Pisa reúne uma infinidade de monumentos, praças e museus que maravilham a qualquer visitante, além da culinária local que é fantástica.
Puglia
O paraíso enológico e gastronômico da Itália é aqui. Localizada no “salto da bota” e banhada por dois mares, o Mar Adriático e o Mar Jônico, a região é uma combinação perfeita de praias maravilhosas e inúmeras casinhas brancas, com estilo interiorano, apesar de ser composta também por cidades grandes. Nesta região você encontra vilarejos milenares forrados de mármore, ruínas greco-romanas, igrejas revestidas de mosaico e muita, muita água salgada.
Para se locomover, uma boa opção é o trem, que tem como principal linha a que acompanha a costa do Mar Adriático, de Lecce até a divisa com o Molise, há também linhas secundárias de Bari e Brindisi para Taranto, na costa do Mar Jônico. Mas, você pode alugar um carro e percorrer a região da maneira que achar melhor, aproveitando um pouco mais as belas paisagens, através da autoestrada A14, que corta toda a Puglia.
A sua capital, Bari, assim como as demais da Itália, reúne diversos museus, igrejas, mas o que chama a atenção mesmo é o Castelo Svevo. Nele ficavam as ruínas romanas que foram fortificadas pelos normandos durante a Idade Média, até tudo ser reconstruído pelo Imperador romano-germânico Frederico II, em 1233. A capital não possui praia, mas no Lungomare, o calçadão à beira mar, permite que você aproveite a bela paisagem. Na região, você ainda pode curtir as cidades de Polignano a Mare, Monopoli, Locorotondo, Alberobello e muito mais.
Agradecemos a sua visita ao nosso blog e ao viajar por essas regiões ou outros lugares da Itália, não esqueça de vir nos contar a sua experiência.