Falaremos de cada um deles para que você se prepare para todas as maravilhas que conhecerá em sua viagem à Atenas.
Acrópole
A Acrópole é simplesmente o lugar mais importante de toda a Grécia. Em grego, “acrópole” significa cidade no alto e, não por menos, ela fica a 156 metros do nível do mar, permitindo que se tenha uma visão estratégica de toda a cidade ao redor. Assim como toda a cidade pode vê-la, até hoje, em seu esplendor de glória.
Fazem parte da Acrópole: o Partenon, que falaremos em seguida, o Propileu, que era a entrada para a Acrópole, o Erecteion, o templo jônico construído no local sagrado da Acrópole e o Templo de Atena Niké, construído para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Salamina.
O Partenon é o edifício mais importante de toda a Acrópole e até da Grécia. Símbolo de reconhecimento imediato do país, o templo conta com um trabalho fantástico de representações humanas, divinas e de outros seres mitológicos. Simplesmente não dá para visitar a Grécia sem conhecer o Partenon.
Templo de Zeus Olímpico
Com uma obra que levou mais de 700 anos, o Templo de Zeus Olímpico tinha uma dimensão fantástica: 96 metros de comprimento, 40 metros de largura e 104 colunas de 15 metros de altura, das quais restam apenas 15.
Sua construção começou no governo de Pisístrato, no séc. VI a.C., e terminou no governo do imperador Adriano no ano de 132 d.C.
Adriano ainda mandou levantar um arco de 18 metros de altura a noroeste do templo, que separava a cidade antiga de Teseu da cidade nova de Adriano.
Teatro de Dionísio
Quem conhece a mitologia grega sabe que Dionísio é considerado o deus do vinho e do teatro. E qual país é o mais apropriado para falar de teatro do que a Grécia?
Por isso, é aqui que está um dos maiores teatros do mundo, o Teatro de Dionísio, com capacidade para 17 mil espectadores. Por esse espaço, incialmente criado apenas para representações em homenagens dionisíacas, apresentaram-se peças de Esquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes.
Estádio Panatenáico
O Estádio Panatenáico é o local onde se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos modernos, em 1896. Ele foi erguido no mesmo local que o antigo estádio, edificado no ano 330 a.C. em homenagem à deusa Atena Partenos.
O local era usado para competições esportivas, de beleza e musicais, em celebrações chamadas Panateneas.
Esses são apenas alguns dos pontos mais importantes de Atenas. Como dito no início desse artigo, a cidade possui um dos maiores acervos de obras históricas do planeta e espaços incríveis para explorar não faltarão para o seu roteiro.
Para viajar para a Grécia, entre em contato com a Klas, será um prazer personalizar e cuidar de todos os detalhes da sua viagem.