Blog

Destinos Internacionais

Por Maria Cecilia Terres | 29/12/2019 às 09:00:00

Vaticano: o menor país do mundo.

Vaticano: o menor país do mundo.
Considerado o menor país do mundo, com pouco mais de 800 habitantes, o Vaticano está dentro de uma área cercada com 44 hectares, em Roma, com selos, moeda própria e chefe de governo, o Papa.

 

A sede da Igreja Católica possui atrações imperdíveis, desde monumentos históricos, obras da renascença, talhadas por mestres como Michelangelo, Rafael e Bernini, joias arquitetônicas, até a chance de estar na presença do Papa.

Logo na entrada está a Piazza San Pietro, onde o Papa fala aos fiéis. Lá você já encontra as primeiras obras, como as galerias e colunas de Bernini, o Obelisco do Vaticano, onde acredita-se que o Papa Sixto V colocou pedaços originais da cruz de Jesus Cristo, e a famosa Basílica de São Pedro, a maior igreja do catolicismo. É também na praça que estão os Correios do Vaticano, de onde você pode enviar cartões postais para quem desejar, diretamente do menor país do mundo e com selo oficial.

Beleza, arte e história, é o que você irá encontrar ao entrar na Basílica de São Pedro. A construção atual demorou mais de 120 anos para ser terminada e guarda em seu interior mais de 340 estátuas, em suas paredes e tetos obras de Michelangelo, Bramante, Rafael e Bernini.

Destaque entre as obras, a “Pietá”, de Michelangelo, está localizada logo na primeira capela, à direita de quem entra na Basílica. A obra é o retrato da Virgem Maria segurando o corpo de Jesus Cristo morto após a crucificação, e está protegida por um vidro à prova de balas desde que foi atacada com um martelo por um homem, em 1972.

Também na basílica, há um monumento onde estão enterrados diversos Papas e uma área para confissões, que podem ser feitas em português. Se você deseja ver o Vaticano e Roma em 360°, você pode subir até a cúpula da basílica. Mas é preciso estar preparado, são 537 degraus ou 320, fazendo parte do trajeto de elevador.

 Praça São Pedro - Vaticano | foto: shutterstock

Em sua ida ao Vaticano visite também Os Museus do Vaticano, chamamos no plural por serem vários pequenos museus, mas todos estão localizados no Palácio dos antigos aposentos papais e interligados. Eles guardam uma grande diversidade de obras e valem a visita.

No final do museu que está a Capela Sistina, um dos maiores tesouros do Vaticano, que não chama tanta atenção por sua arquitetura, mas sim pelos frescos que cobrem totalmente as paredes e o teto. Alguns dos artistas mais importantes da história trabalharam nela, como Botticelli, Perugino, Luca ou Michelangelo.

Para os que buscam estar na presença do Papa, atualmente o Papa Francisco, existem duas possiblidades de vê-lo: uma as quartas-feiras e a outra aos domingos. Toda quarta, sempre às 10h, na Praça São Pedro acontece a Udienza Generale, onde o pontífice passa de papamóvel entre os fiéis os cumprimentando. Após, transmite uma mensagem para os presentes e, no final, dá a sua benção. Lembre-se, esse é um momento de encontro com os peregrinos e visitantes, não é a Santa Missa. Já aos domingos, é o dia do Angelus, que acontece também na Praça São Pedro, sempre às 12h. Basta chegar e aguardar o momento acontecer, o Papa aparecerá na janela do prédio ao lado direito da praça, onde fica localizada a biblioteca do Vaticano.

 Papa Francisco - Vaticano | Shutterstock

Se você vai visitar a capital italiana, não seja um dos protagonista do ditado “foi a Roma e não viu o papa”. O Vaticano fica a cerca de 4,5 km do Coliseu, de transporte público o trajeto é feito em 30 minutos aproximadamente.

O Vaticano recebe milhares de fiés e visitantes durante todos os dias do ano, principalmente na alta temporada. Com isso, enormes filas são formadas para que todas as pessoas consigam entrar no local. Sendo assim, nos roteiros de viagem para Roma com a Klas é possível adquirir o ingresso especial para os Museus do Vaticano com entrada exclusiva e sem perder muito tempo nas filas, além é claro, de ter a possibilidade de entrar um tempo antes que todo mundo e ter a oportunidade de conhecer a Capela Sistina sem tumulto. 

0 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos

    Ligamos pra você

    Nós ligamos pra você